segunda-feira, 18 de abril de 2011

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA

   A terra formou-se há cerca de quatro a cinco bilhões de anos. Há fósseis de criaturas microscópica de um tipo de bactéria que prova que a vida surgiu há cerca de três bilhões de anos. Em algum momento, entre estas duas datas - A evidência molecular indica que foi há cerca de quatro bilhões de anos. Deve ter ocorrido o incrivel acontecimento da origem da vida.
 
   Entretanto, antes de surgir qualquer forma devida sobre a terra não havia o oxigênio atmosférico (que é produzido pelas plantas), mas sim vapor d'água. É provável que no principio a atmosfera contivesse apenas vapor d'água (H2O), Metano (CH4), Gás carbônico (CO2), Hidrogênio (H2) e outros gases, hoje abundantes em outros planetas do sistema solar. Nesse ambiente surgiram espontaneamente os "tijolos" químicos que formam as grandes moléculas da vida.
           Esses tijolos são:

* Os aminoácidos: unidades formadoras de proteínas
* Os ácidos graxos: compõe as gorduras
* Os açucares: Constituem os carboidratos

   Os químicos recontituiram em laboratórios a nivel experimental estas condições primitivas, misturando os gases adequados e água em um recipiente de vidro e adicionando energia, através de uma descarga elétrica. Desta forma sintetizam substâncias orgânicas de forma espontânea. É claro que as moléculas orgânicas aparece nessa calda primitiva não seria o suficiente.

   O passo mais importante foi o aparecimento de moléculas que se alto duplicavam produzindo cópias de si mesmo.
   O passo importante foi o aparecimento de estruturas anteriores as membranas.
 
   Numa experiência pioneira, o cientista Miller recriou a provável atmosfera primitiva. Misturou num recipiente fechado todos os gases e substâncias da atmosfera primitiva, fez passar através dessa mistura fontes de descargas elétricas para simular os raios das tempestades primitivas formando os aminoácidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário